top of page

Hipismo Rural / Western

 

Definições e Origens: São consideradas modalidades de Hipismo Rural as atividades eqüestres que surgiram em torno da lida com o gado em campo aberto, como a vaquejada, e o trabalho realizado no curral como a apartação. O esporte nasceu com brincadeiras nas fazendas, nas festas de bairros, nas exposições em pequenas cidades, através das gincanas, provas de cadeira, de argola, de botina, nas vaquejadas, etc. Vendo a habilidade dos cavalos e a possibilidade de melhor explorar esse potencial, algumas pessoas iniciaram as primeiras provas que tinham como objetivo superar obstáculos naturais, vencer distâncias através de picadas, desafiar morros, ou simplesmente exibir peripécias nas rédeas.

1970-71: Um grupo de fazendeiros das regiões de Mococa, Avaré e Franca em SP, liderados pela família Rossetti, começou a promover corridas entre fazendas. O objetivo era vencer um percurso livre entre dois pontos fixos (partida e chegada) no meio do pasto, atravessando um rio, abrindo cercas e enfrentando outros obstáculos naturais, como descer e subir barrancos. A equipe vencedora era a que chegasse na frente, depois de percorrer cerca de três quilômetros. Partidários de emoções fortes, cavaleiros se empolgaram e montaram um regulamento, introduzindo na disputa as figuras de tambor e baliza, em que os cavalos demonstravam sua características funcionais, numa prova ao cronômetro chamada de “corta-mato”. Este tipo de competição virou mania e, com a evolução, nasceram novos critérios, como a introdução da margarida, do coração e do recuo. Enfim, a prova foi dividida em cross, rédeas e salto/picadeiro.

1979: Neste ano, o esportista Pedro Victor Delamare, junto com Ricardo Lenz César, Ricardo Gonçalves e Gilberto e Olímpio Rossetti, começou a promover competições mais organizadas, iniciando em Campos de Jordão-SP, a prova cavalo completo rural. Delamare conseguiu então organizar o primeiro torneio com patrocínio.

Décadas de 1980 – 1990: Em 1980, os criadores de cavalos árabes realizaram o primeiro torneio funcional da raça. Em 1982, a competição foi aberta para todas as raças. Em novembro, os participantes das competições fundaram uma entidade para agregar o esporte, batizado com o nome de “hipismo rural” pelo jornalista Chuck Woodward, diretor da revista “Hippus” à época. Assim nasceu a Associação Brasileira de Hipismo Rural-ABHIR, que teve como primeiro presidente o sócio fundador Nicolau Lunardelli Filho (Nick Lunardelli). No começo as provas eram muito simples. Praticamente se montava, passava por obstáculos simples e naturais, contra o cronômetro. Com a evolução técnica das pistas, os obstáculos ficaram mais difíceis, ao mesmo tempo em que se criaram as barreiras de segurança e foi fixado um tempo. Com o crescimento da entidade foram criadas as regionais, inicialmente com as categorias: mirim, e performance. Com a evolução técnica dos cavaleiros, das amazonas e dos animais, a ABHIR ampliou o seu campo de atuação e passou a dominar outras modalidades do hipismo: o salto e o concurso completo de equitação –CCE. O hipismo rural evoluiu e se consolidou como esporte hípico brasileiro, criando as bases de sustentação do CCE, que é um esporte olímpico. Atualmente um grande número de cavaleiros da ABHIR possui experiência internacional e muitos já detêm expressivos resultados em competições de CCE no exterior. O hipismo rural envolve hoje as categorias: escola, mirim-mirim, nível I, nível II, mirim, júnior, máster, performance e força livre. A modalidade de salto também evoluiu muito levando a bons resultados em competições contra o cronômetro nas categorias 1,10m – 1,20m. A entidade já mantém com grande número de participantes, a categoria IV em seu campeonato nacional de salto, com prova de 1,30m e desempate a 1,40m.

Situação Atual: Em anos recentes, a ABHIR está organizada em sua matriz em São Paulo e em sete importantes regionais: oestepaulista, centro-paulista, leste, vale do rio pardo, centroparanaense, Rio de Janeiro, e Minas Gerais. Conta com três departamentos: hipismo rural, salto e CCE.

 

Fonte: http://www.ahistoria.com.br/esportes-hipicos/

bottom of page