top of page

FALE CONOSCO

ARTIGOS CIENTÍFICOS

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL COMO ESTRATÉGIA DE MANEJO REPRODUTIVO EM EQUINOS

Por: Arthur Francisco Júnior

 

      A Inseminação Artificial atualmente é uma ferramenta indispensável em qualquer criação de cavalos, pela possibilidade de melhoria na qualidade do manejo reprodutivo tanto dos garanhões, quanto das matrizes. A biotecnologia em questão permite poupar o garanhão, haja vista, que com a coleta de sêmen de um reprodutor de boa qualidade é factível inseminar-se várias matrizes simultaneamente, melhorando com isto a eficiência reprodutiva do criatório.

No Brasil, a técnica, apesar de ser conhecida há bastante tempo, ainda perde muito espaço para a monta natural na reprodução equina. Esforços crescentes na divulgação entre os criadores de cavalo são necessários para a popularização do método.  

ENVIE SEU ARTIGO 

MELHORAMENTO GENÉTICO DE EQUINOS: ASPECTOS BIOQUÍMICOSO
Por: I. C. REGATIERI e M. D. S. MOTA

 

      Nos últimos anos, a equinocultura no Brasil se desenvolveu e ganhou importância nas atividades de esporte e lazer. O complexo do agronegócio do cavalo é relevante no cenário nacional e o país apresenta destaque na importação e exportação de animais vivos. A exportação de cavalos de corrida tem aumentado e as técnicas de melhoramento genético visando melhor desempenho esportivo têm sido almejadas por criadores, apesar do distanciamento destes com os centros de pesquisa. Estudos científicos foram publicados em várias áreas da produção equina, porém, quando se trata de melhoramento genético, valores de herdabilidades e correlações para características relacionadas ao desempenho atlético de cavalos de esporte dificultam uma seleção simples e direta. A seleção genômica pode fornecer
as ferramentas necessárias para o aperfeiçoamento do melhoramento das raças equinas embora fatores ambientais possam interferir no desempenho dos equinos, como nutrição e o treinamento realizado nos cavalos esportistas. Várias fibras musculares compõem o músculo esquelético dos cavalos. Suas proporções e tipos podem ser modificados conforme o treinamento aplicado. 

RAÇAS DE CAVALOS CRIADAS NO BRASIL
Por/Text Prof.André Galvão Cintra, MV

 

      Existem hoje no Brasil cerca de 26 raças de cavalos de sela e tração, mais 6 raças de pôneis, cada uma delas selecionada para atender às necessidades esportivas, de trabalho e gostos pessoais do ser humano. Algumas delas se sobrepõem em função, quer seja esportiva, trabalho ou lazer, ou simplesmente pela beleza plástica e estética enquanto outras se destacam pela sua rusticidade e grande adaptação às condições adversas. Todas elas têm seu lugar ao sol, sua utilidade e devem ser preservadas e respeitadas por todo aquele que realmente gosta e respeita esse belo e nobre animal.

bottom of page