Atividades equestres fortalecem os negócios e os laços familiares
Por Kelly Martins
Em Goiás, a poucos quilômetros de Goiânia, são diversas as opções para quem deseja desfrutar dessa possibilidade de vivência com atividades equestres. Vai desde hotel fazenda, pousada a restaurantes típicos, que estão acessíveis para diversas classes sociais
Foto: www.tarundu.com.br/
Para quem deseja sair da correria do dia-a-dia e ter um momento de lazer com a família em contato com a natureza, uma boa pedida são as fazendas e pousadas ecoturísticas. Dentre as inúmeras atividades de lazer no campo, as atividades equestres, como passeios a cavalos, são estratégias para aliar desenvolvimento da economia local, com diversão e benefícios para a saúde.
Manter o equilíbrio entre mente, corpo e alma é tem sido um hábito cada vez mais valorizado. E, para isso, escolher o lazer adequado faz parte do processo. Assim, por exemplo, fazer compras no shopping está sendo substituído por um dia de lazer e descanso no campo, com direito a participação em vivências mais próximas à natureza.
Há uma grande diversidade de atividades que envolvem o turismo e o mundo equestre, dentre elas as cavalgadas, passeio à cavalo e de charrete, competições esportivas de cada região.
Trata-se de uma experiência de sentir e viver momentos exclusivos integrados a outras ofertas do local turístico. Participar de momentos típicos de uma fazenda, como, por exemplo: pescar, ver a ordenha e até arriscar a tirar o leite da vaca, bem como ajudar a produzir a famosa pamonha e andar a cavalo ou de charrete são algumas das atividades oferecidas de modo diferenciado no destino turístico, com foco na cultura rural.
Ao buscar aproximar o homem e o cavalo, os empreendimentos turísticos têm buscado agregar diferenciais nos negócios do turismo de lazer. Nesse ramo, a oferta de atividades equestres têm chamado cada vez mais a atenção de todos os membros da família.
Agregar as vivências do campo para fortalecer o turismo local faz parte de estudos realizados pelo Ministério do Turismo (MTUR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Cultura Gerais (ACG). Com base em estudos já realizados, foi criado um manual de Desenvolvimento de Integração de Atividades Turísticas com Foco na Produção Associada (ACG,2011), o qual destaca que a agropecuária e sua produção tem a capacidade de agregar valor ao turismo, assim como valorizar cada etapa do processo produtivo e as pessoas envolvidas, e não só apenas o produto final.
Afinidade do homem pelo cavalo
A afinidade que o ser humano tem com cavalo não começou agora, essa relação foi construída desde os tempos mais remotos. Antigamente, o animal era usado como transporte durante as guerras e como força de tração em diversas atividades na hora da lida.
A ideia de que o animal faz parte apenas da realidade de pessoas que tem um maior poder aquisitivo tem explicação histórica. Foi criada por conta da época em que os reis e rainhas possuíam uma tropa particular. E não é difícil perceber o quanto os equinos estiveram presentes na história da humanidade. Basta assistir aos filmes, documentários e ler livros, para ver que o animal andou lado a lado com o ser humano desde a sua existência. Essa relação com o mundo equestre continua, porém, nas mais diversas classes sociais e atividades.
Turismo de atividades equestres em Goiás
Além da afinidade que o ser humano possui em relação ao mundo equestre, há também um mercado que se encontra em expansão ao ser agregado a outros segmentos no agronegócio. Só no Brasil o ramo movimenta cerca de R$ 7,5 bilhões por ano e proporciona mais de três milhões de empregos diretos e indiretos, segundo dados de 2014 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Em Goiás, a poucos quilômetros de Goiânia, são diversas as opções para quem deseja desfrutar dessa possibilidade de vivência. Desde hotel fazenda, pousada a restaurantes típicos acessíveis para diversas classes sociais.
E por que não levar a família, nesse próximo fim de semana, para desfrutar de momentos exclusivos integrados às ofertas da localidade? O Haras Jornal preparou uma lista dos locais turísticos que disponibilizam atividades equestres agregadas ao turismo de vivência. Acompanhe:
Fazenda Santa Branca
http://www.santabrancaecoturismo.com.br/
Está localizada entre as cidades de Goiânia e Anápolis, mais precisamente no município de Terezópolis.Dirigindo pela rodovia federal BR-153, você encontrará o acesso a nossa fazenda a 30 minutos do centro de Goiânia, 20 minutos de de Anápolis.
Hotel Fazenda Marco Polo
O Hotel Fazenda Marco Polo é um empreendimento de turismo rural localizado a 80 km de Goiânia e a 220 km de Brasília-DF . GO 020, Km 81 - Cristianópolis
Hotel Fazenda Mestre D'armas
http://optehoteis.com.br/mestredarmas.com.br/
Localização: Rodovia GO-435, 26 - Zona Rural, Padre Bernardo - GO, 73700-000
Fazenda Hotel Raizama
Localizada no município de Alexânia (GO), a Fazenda Hotel Raizama está distante 100 km da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, 60 quilômetros de Anápolis e 110 km de Goiânia. O acesso até Alexânia é pela BR-060 – que liga Brasília e Goiânia – autoestrada bem sinalizada e com grande segurança.
Estância Park Hotel
http://www.estanciaparkhotel.com.br/
BR-414, Km 2 - Sítios de Recreio Americano do Brasil
Pousada Ponto Verde
www.santabrancaecoturismo.com.br/pousada
Localizada na Fazenda Santa Branca, cp19, Zona Rural. Teresópolis de Goiás-Go
Salto Corumbá - Hotel Camping Club
Rodovia BR 414, Km 383 - Zona Rural
Fazenda Monjolo
Rodovia Go 433, km 2 - Nerópolis-Go
