top of page

História da raça árabe e seus atributos

Por Kelly Martins

 

 A ABCCA tem cerca de 35 mil cavalos puros registrados, 3241 haras que se inscreveram no Stud Book,

e a raça árabe é uma das mais destacadas no país.

 

   De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a raça é a mais antiga do mundo. Existem imagens do cavalo árabe em selos, joias, relevos e pinturas, que foram registradas há séculos. 

  Localizado entre o mar Vermelho e o Golfo Pérsico, o deserto da Península Arábica foi um selecionador natural da raça, o que proporcionou velocidade, resistência, força, agilidade, coragem e inteligência acima da média. Características apreciadas desde os tempos mais remotos, além de ser uma verdadeira arma em períodos de guerra.

   A raça árabe conta com muitos atributos, dentre eles, a predominância genética. Desta forma é muito utilizada para transmissão e otimização dos genes das raças de cavalos, que futuramente serão utilizados no esporte e trabalho.

Esta raça foi muito empregada na história equestre mundial como progenitora de outras, como por exemplo: Quarto de Milha, Hanoveriano, Puro Sangue Inglês, Orlof, Trakehner, Sela Francês, entre outras.

   A respeito do surgimento da Raça Puro Sangue Árabe existem várias lendas. Há mais de 3.500 anos, foram encontradas referências e afrescos do antigo Egito sobre este animal.

   No Brasil, a raça árabe foi introduzida oficialmente na década de 1929, em criatórios no Rio Grande do Sul, porém, a história registra diversas importações desde o século XIX. No início, a raça era usada como otimizadora do plantel de equinos por criadores e fazendeiros da região.

   O presidente da ABCCA, entre os anos de 1975 a 1977, Oswaldo Gudole Aranha, registrou em seu artigo (1ª Vol. Do Registro Genealógico do Cavalo Árabe - no Stud Book), que a proclamação da Independência do Brasil, aconteceu quando Dom Pedro l estava montado em um cavalo árabe.

   Os mestiços da raça têm grande destaque nos mais diferenciados esportes equestres, como: Hipismo Rural, Hipismo Clássico, Enduro, Rédeas e etc. Dentre as principais atividades da raça árabe, no Brasil, evidenciam-se: Halter (Conformação), Performance (montarias em vários estilos, como Western Pleasure, English Pleasure, Prova de Tração, Traje Típico, Trail Horse e Hunter Pleasure), Corrida, Enduro, Hipismo Clássico e Rural,CCE, Laço, Rédeas e Vaquejada.

   A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe foi fundada em 1964, por Aluysio Faria, que reuniu no Stud Book do Cavalo Árabe todos os registros do RS e de São Carlos, o que estimulou a criação da raça no Brasil. Atualmente, a ABCCA tem cerca de 35 mil cavalos puros registrados, 3241 haras que se inscreveram no Stud Book, e a raça árabe é uma das mais destacadas no país.

bottom of page